Noite Cultural reúne profissionais da odontologia e artistas no Conselho

25 de outubro de 2018

Noite Cultural reúne profissionais da odontologia e artistas no Conselho

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) realizou a 1ª edição da Noite Cultural na quarta-feira (24), dia anterior à comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista – celebrado em 25 de outubro.

O evento aconteceu no auditório João Bastos Cuyabano, na sede do Conselho, e expôs fotografias, pinturas e equipamentos históricos; acervo idealizado e desenvolvido por profissionais da odontologia.

Cirurgiões-dentistas, amantes da cultura e artistas marcaram presença no encontro. Em discurso, o primeiro presidente do CRO-MT e poeta, Moisés Mendes Martins, condecorou a iniciativa da atual gestão.

“Me trouxe um arrepio no corpo quando vi esses instrumentais – alguns deles usados por mim inclusive –, já que eu trabalhei só 45 anos como cirurgião-dentista. São recordações magníficas! A nossa profissão é arte, é cultura pura”, disse, antes de ter a poesia “Odontologia”, de sua autoria, recitada para o público.

VERTENTE CULTURAL – Um dos expositores do evento, o cirurgião-dentista Ernane Lacerda de Oliveira Júnior – juntamente com outros três colegas de profissão e hobby – expôs o acervo de fotografias registradas no Pantanal mato-grossense e teceu elogios à ideia por trás do evento.

“Assim como nós, fotógrafos, existem muitos outros talentos na odontologia. A avaliação que eu faço é amplamente positiva, porque é um espaço para expor o nosso trabalho artístico. Em 13 anos de profissão, não tinha visto uma manifestação cultural por parte do Conselho”, avaliou.

Em discurso, o atual presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato, frisou que a oportunidade simboliza o reconhecimento de artistas locais e, sobretudo, o comprometimento do Conselho com o resgate histórico da odontologia em Mato Grosso.

“São iniciativas como essa, promovida por esta gestão e certamente aprimoradas pelas próximas diretorias, que estimulam todos ao trabalho por uma odontologia digna de reconhecimento social. A Noite Cultural é fruto de um empenho coletivo e homenageia a todos os profissionais da odontologia de Mato Grosso”, reiterou Volpato.

PREMIAÇÃO – A noite ainda rendeu espaço para a entrega dos certificados de Inscrição Remida aos profissionais que atingiram mais de 70 anos de idade e que, portanto, passam a estar dispensados do recolhimento das anuidades ao CRO-MT.

No palco, também foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal aos oito municípios mato-grossenses participantes da etapa estadual de 2018.