Com dois percursos, corrida contempla atletas, cirurgiões-dentistas e pessoas com deficiência

15 de outubro de 2018

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) realizou a 6ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e 4ª Corrida do Cirurgião-Dentista no último domingo (14), no Parque Tia Nair, em Cuiabá. A sexta edição do evento possibilitou duas opções de trajeto 4 e 8 quilômetros e disponibilizou uma categoria especialmente voltada para Pessoas com Deficiência (PCD).

Além de promover a competição esportiva, o evento tem o propósito de conscientizar a população mato-grossense sobre a importância da prevenção ao câncer de boca.

O nosso maior objetivo com a corrida é falar sobre o câncer de boca, doença que é uma das mais prevalentes e que provoca grande morbidade. Logo, o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz. Em 2018, contamos com a modalidade ‘PCD’ e com dois percursos diferentes, de forma a conscientizar mais pessoas”, enfatiza o presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam o surgimento de 11.200 casos de câncer de boca em homens e 3.500 em mulheres no Brasil em 2018. Só em Mato Grosso, neste ano, a perspectiva é de 150 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes. “Precisamos correr atrás da conscientização”, reiterou Volpato.

A sexta edição da corrida contou com pontos de prevenção e diagnóstico do câncer de boca. Membros da Câmara Técnica de ASB (Auxiliar em Saúde Bucal) e TSB (Técnico de Saúde Bucal) do Conselho Regional e da Rede Feminina do Hospital do Câncer de Mato Grosso auxiliaram no atendimento ao público. Acadêmicos de odontologia e residentes do Hospital de Câncer de Mato Grosso também integraram a ação.

“O objetivo de disponibilizar os pontos de avaliação é justamente aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, de lesões potencialmente malignas e de valorizar a importância da prevenção e do autoexame”, concluiu o secretário-geral do CRO-MT, José de Figueiredo.