Presidente do CRO-MT conquista cargo inédito para o estado no Conselho Federal

06 de junho de 2018

Presidente do CRO-MT conquista cargo inédito para o estado no Conselho Federal

Pela primeira vez, um representante do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) integra, como conselheiro efetivo, o plenário do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A chapa, eleita na segunda-feira (04), foi a única que se candidatou ao pleito e é composta por 18 conselheiros – sendo o presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato, um dos conselheiros efetivos a compor o colegiado. A votação também reelegeu o atual presidente do CFO, Juliano do Vale, de Tocantins.

“O atual presidente do Conselho Federal vem implementando uma série mudanças na autarquia – transformações essas que estão sendo muito bem avaliadas pelos Conselhos Regionais. A participação na chapa como conselheiro efetivo mostra que o trabalho realizado em Mato Grosso está sendo reconhecido”, declarou Volpato.

Com 20 votos favoráveis, cinco votos nulos e duas abstenções, o CFO oficializou a maior renovação já vista nos últimos anos. Treze, dos 18 conselheiros a tomarem posse no Conselho Federal, integrarão o colegiado pela primeira vez. Dentre os efetivos, será decidida a composição da nova diretoria.

O novo mandato será validado a partir do dia 8 de dezembro de 2018 e o plenário eleito permanecerá à frente da entidade nacional pelos próximos três anos.

HISTÓRICO – No decorrer dos 53 anos do Conselho Federal de Odontologia, seis representantes mato-grossenses foram nomeados para o cargo de conselheiro suplente da autarquia nacional.

João Macedo (1967 e 1985), Jacintho Teixeira do Nascimento (1973), Celso Aparecido Serafim da Silva (1988 e 1991), Evandro Barroso de Brito (1994) e João Alaor Demartini Penna (2003) passaram pela entidade.

Desde 2012, o ex-presidente do CRO-MT, Dalter Silva Favarete, ocupa o cargo de conselheiro suplente do CFO e, no atual mandato, preside a Comissão de Ensino.

COMPOSIÇÃO DA CHAPA ELEITA PELO CFO

Efetivos

Ataíde Mendes Aires (CRO-MA)
Cláudio Yukio Miyake (CRO-SP)