NOTÍCIAS

​HONRARIA

Conselheiros e ex membros do  CRO-MT recebem Moção da ALMT

A noite de quinta-feira (22) foi marcada por muita recordação e história. Cerca de 60 conselheiros e ex-integrantes do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) foram agraciados pela Assembleia Legislativa do Estado com Moções de Congratulação pelos relevantes serviços prestados à odontologia e aos mato-grossenses nos 50 anos de existência do CRO.

A solenidade foi realizada no Plenário de Deliberações do Deputado Renê Barbour e requerida pelo deputado Leonardo Ribeiro após conversa com o presidente do Conselho, Luiz Evaristo Volpato. O deputado e o presidente compuseram a mesa de honra e foram acompanhados pelo primeiro presidente do CRO-MT, Moises Martins e pela primeira presidente mulher da autarquia, Christiane Tafuri.

“Foi uma satisfação ter feito este requerimento. É um reconhecimento à história dos cirurgiões-dentistas e pudemos repassar também a história de Mato Grosso. Esses profissionais foram pioneiros não só na área de saúde bucal, mas também ao desbravar este Estado, distâncias forma rompidas, eles estivem presentes na zona urbana, rural, no Pantanal”, comentou o deputado Dr Leonardo.

“Desde março de 2017, quando o conselho completou efetivamente seus 50 anos, até março deste ano, fechando este ciclo, foram desenvolvidas várias ações alusivas ao Jubileu de Ouro do CRO. Tivemos inauguração da galeria de ex-presidentes, realização de seminário com palestrantes de renome nacional, palestra sobre ética com a juíza Selma Arruda, lançamento de selo postal comemorativo, dentre outras”, lembrou Volpato.

Moises Martins, que também é historiador, lembrou que quando chegueu a Cuiabá formado, em 1967 haviam apenas 25 cirurgiões-dentistas, atualmente o CRO-MT possui cerca de 8 mil inscrições, destas cerca de 5 mil estão ativas. Além de cirurgiões-dentistas fazem parte da odontologia os auxiliares e técnicos de saúde bucal e prótese dentária. “Começamos o CRO-MT com uma sala emprestada  e era muito difícil, nem os próprios colegas entendiam o papel do Conselho. Hoje graças a Deus a Odontologia está em outro patamar”, avalia.

Para a ex-presidente do CRO-MT, Christiane Tafuri é uma honra receber homenagem da Assembleia Legislativa. “Nossa categoria vem em uma luta muito grande pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais, do exercício ético da profissão e eu tive o privilégio de esta à frente do CRO. Receber o reconhecimento de tudo que foi feito só vem a coroar o trabalho de colegas que passaram pelo conselho nestes 50 anos”.

Entre os agraciados da noite, a cirurgião-dentista Norma Iglesias, que atua há 32 anos e foi conselheira por dois mandatos. “Houve um grande crescimento da Odontologia neste período. Éramos poucos e hoje somos muitos. Houve ampliação da área de atuação. O Conselho se fortaleceu e está mais próximo, tanto para os inscritos, quanto para a comunidade, que é atendido em consultórios públicos e privados do nosso Estado”, analisa. “A Moção é mais uma etapa da comemoração dos 50 anos, pois esta é uma marca grande de um trabalho de colegas que vem de muitos anos”, define.

“Apesar da comemoração dos 50 anos oficialmente se encerrarem aqui, o resgate da nossa história não. Estamos programando ações para que os personagens da história da Odontologia em Mato Grosso não sejam esquecidos. Dentre essas ações posso citar o lançamento de livro, exposição de fotografias e a organização de um museu da odontologia”, antecipa o presidente do CRO-MT.

ZF PRESS – ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CRO-MT

COMENTÁRIOS