Cirurgião-dentista fala sobre Acupuntura e Odontologia em palestra no CRO-MT

05 de outubro de 2017

Cirurgião-dentista fala sobre Acupuntura e Odontologia em palestra no CRO-MT

Cirurgião-dentista fala sobre Acupuntura e Odontologia em palestra no CRO-MT

A técnica milenar da Acupuntura foi o tema do módulo V do Programa de Educação Permanente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), realizado no auditório da instituição. Participaram da palestra cirurgiões-dentistas e estudantes.

O palestrante André Luiz Martins, acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) e professor de Craniopuntura, Pulsologia Chinesa e Terapia Ryodoraku, falou sobre a Acupuntura aplicada à Odontologia, mostrando que ela pode ser uma importante aliada nos tratamentos dentários.

“A acupuntura é uma técnica de tratamento inserida na medicina tradicional chinesa. Ela possui diagnósticos próprios e está baseada nas teorias do yin e yang, dos 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal, água), dos meridianos, e dos órgãos e vísceras. Para a acupuntura, a doença vem do desequilíbrio da energia yin e yang, que circula entre os 12 meridianos do nosso corpo”, revelou.

O dentista explicou que a doença seria o desequilíbrio energético do yin e do yang que passa pelos meridianos do corpo e a acupuntura faria o equilíbrio energético, estabelecendo a saúde física, através de picadas de agulha em pontos específicos na pele ou através do calor pela moxa, que é uma técnica não invasiva que utiliza o calor gerado pela queima da erva Artemísia no tratamento de dores.

“Na odontologia a acupuntura é utilizada principalmente na analgesia, no tratamento de ansiedades e medos, na preparação em cirurgias e extrações dentárias, no tratamento das lesões temporomandibulares, em dores dentárias diversas e é coadjuvante em todos os tratamentos odontológicos”, comentou.

Durante a palestra ele falou sobre a história da Acupuntura e as teorias em que ela é embasada, sobre filosofia chinesa e Taoísmo, sobre a teoria do Yin e Yang, dos 5 elementos, além de ter mostrado relatos de casos clínicos utilizando a acupuntura, mostrando a sua eficácia principalmente em pacientes especiais, onde é possível auxiliar no tratamento do diabetes, da hipertensão, de desordens de coagulação e de outras alterações que muitas vezes dificultam o tratamento da Odontologia.

EDUCAÇÃO PERMANENTE – Todos os meses o CRO-MT promove um módulo de Educação Permanente com o objetivo de fomentar a busca por informações em diferentes áreas da Odontologia, além de promover a troca de experiências entre profissionais e estudantes de Cuiabá, visando o fortalecimento da classe no estado.

 

ZF Press – Assessoria de imprensa do CRO-MT

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp