Programa Saúde da Família terá equipes de saúde bucal em todas suas unidades

11 de setembro de 2017

Programa Saúde da Família terá equipes de saúde bucal em todas suas unidades

Programa Saúde da Família terá equipes de saúde bucal em todas suas unidades

A saúde pública bucal de Cuiabá foi tema de uma Audiência Pública realizada na Câmara dos Vereadores recentemente, requerida pelo vereador Paulo Araújo (PP). O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Luiz Evaristo Volpato esteve presente à reunião, juntamente com o secretário, José de Figueiredo e o tesoureiro Roberto Maia. 

Também participaram da reunião muitos profissionais do segmento da Odontologia, como cirurgiões-dentistas, técnicos de saúde bucal, auxiliares de saúde bucal, bem como representantes da comunidade, de movimentos sociais, representantes de bairros, e membros da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS). 

Durante o evento, o coordenador de Saúde Bucal da SMS, Renê Lara, fez uma apresentação da situação dos serviços públicos na área de Odontologia em Cuiabá. No relatório apresentado, consta que na capital mato-grossense existem 67 unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e que apenas 11 possuem equipes de saúde bucal. A solicitação da Secretaria de Saúde é que todas as unidades do PSF tenham equipes para tratar da parte odontológica também. 

Por outro lado, o sucesso do programa “Crescer Sorrindo” foi mencionado. “Em 2017 o programa já atendeu a mais de 11 mil crianças das redes Municipal e Estadual de Ensino com escovação assistida, orientações acerca da higiene bucal e distribuição de kits. Esta é a prova de que o nosso foco é a educação em saúde e a disseminação de uma cultura que prioriza a prevenção. Sabemos que este é um investimento que trará resultados em longo prazo”, enfatizou o coordenador. 

Para o presidente do CRO-MT, a Audiência Pública foi um passo importante para a melhoria dos cuidados odontológicos para a população de Cuiabá. “Quando se pensa em saúde, vem logo à mente cuidados com o corpo de uma maneira geral. Não podemos esquecer que os dentes também são parte do corpo e merecem muita atenção também. Muitas vezes a saúde bucal é negligenciada, e não podemos mais deixar isso acontecer. De acordo com as resoluções que foram acordadas nesta reunião, daqui para frente serão priorizadas as ações na implantação de novas equipes na estratégia da saúde da família. Todas as equipes que forem implantadas, ou as que tiverem a estrutura física reformada passarão a contar com equipes de saúde bucal. Isso é uma grande vitória para toda a comunidade”, comemorou Volpato. 

Além disso, ele revelou que também foi firmado um compromisso de darem melhores condições de trabalho às outras unidades que já existem em Cuiabá, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e as clínicas odontológicas. 

 

ZF Press – Assessoria de imprensa do CRO-MT

 

 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp