5ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e a 3ª Corrida do Cirurgião-Dentista tem recorde de participantes

12 de julho de 2017

5ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e a 3ª Corrida do Cirurgião-Dentista tem recorde de participantes

5ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e a 3ª Corrida do Cirurgião-Dentista tem recorde de participantes

Todo mundo sabe que correr faz bem e traz benefícios para o corpo. Agora, nada melhor do que praticar esse exercício físico e ainda estimular a conscientização. Tanto que, neste domingo (9.07), garra e disposição não faltaram para os mais de 300 atletas que participaram da 5ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e da 3ª Corrida do Cirurgião-Dentista, realizadas simultaneamente, com largada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. 

Em 2017, a competição contou com um diferencial: a participação de cadeirantes, que procuraram a organização do evento pedindo para competir. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Luiz Evaristo Ricci Volpato, esta adesão é bastante gratificante e evidenciou a importância da inclusão. 

“Eles largaram cinco minutos antes dos outros atletas para que não tivessem problemas na saída e funcionou muito bem. Para o próximo ano já vamos incluir uma categoria específica para eles, para que possam ser premiados também. Inclusive, tivemos o número máximo de participantes, num percurso sinalizado, em que a cada dois quilômetros tinham pontos de hidratação. Apesar de ser uma corrida curta, foi bastante puxada, principalmente porque teve um trecho de subida”, ponderou Volpato. 

O presidente ainda complementa que o sucesso da corrida é resultado do engajamento das pessoas que fazem parte do CRO. “Agradeço a participação dos colaboradores do Conselho, bem como dos Conselheiros e dos dentistas que ajudaram na organização do evento, que foi impecável. Tenho certeza que todos saíram bastante satisfeitos e nosso objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer bucal foi alcançado”, avalia Volpato.  

 ALERTA  Em um trabalho conjunto com os acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade de Cuiabá (Unic) sob coordenação da professora Carla Martins Sanchez, o Conselho proporcionou atividades de orientação, promoção e prevenção à saúde bucal para a população – bem como exames e ações preventivas contra o câncer de boca. Um stand para atendimentos foi disponibilizado para o público na concentração. 

Vale ressaltar que segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estima-se que em 2017 haverá 15.490 novos casos de câncer de boca – sendo 11.140 em homens e 4.350 em mulheres. Tal quadro coloca o Brasil na terceira colocação entre os países com maior incidência de câncer de boca no mundo, atrás somente da Índia e da República Checa. 

RESULTADO – Foram premiadas as seguintes categorias: Geral Feminino, Geral Masculino, Atletas por Faixa Etária (Feminino e Masculino), Atletas Mais Idosos (Feminino e Masculino) e Cirurgião Dentista. Confira os resultados: 

- Geral Feminino: 1º lugar – Janete Rocha dos Santos

- Geral Masculino: 1º lugar – Brás Machado Gonçalves

- Feminino acima dos 65 anos: 1º lugar – Evangelina de Jesus Dias

- Feminino  55 a 64 anos: 1º lugar – Geni Gomes Almeida do Carmo

- Feminino  45 a 54 anos: 1º lugar – Vera Lúcia Ferrari

- Feminino  35 a 44 anos: 1º lugar – Gislaine Ferreira de Souza

- Feminino  25 a 34 anos: 1º lugar – Fernanda Brandão Cançado

- Feminino  18 a 24 anos: 1º lugar – Giulia Silva Cortinhas

- Masculino acima dos 65 anos: 1º lugar – Paulo Miúra

- Masculino  55 a 64 anos: 1º lugar – Francisco Luna Bezerra

- Masculino 45 a 54 anos: 1º lugar – Lourival Barbosa

- Masculino  35 a 44 anos: 1º lugar – Romerson Batista da Silva

- Masculino 25 a 34 anos: 1º lugar – João Borges Severino

- Masculino 18 a 24 anos: 1º lugar – Vitor Mateus Ostrowski Souza Santos

- Feminino mais idosa – Eliana de Souza Oliveira (69 anos)

- Masculino mais idoso – Cedil Pereira Lima (91 anos)

- Cirurgião Dentista Feminino: 1º lugar – Dariane PrezaPeres

- Cirurgião Dentista Masculino: 1º lugar – Aureni Correa de Souza

 

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa CRO-MT

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp