Conselho Regional se reúne com Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá

05 de julho de 2017

Conselho Regional se reúne com Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá

Conselho Regional se reúne com Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá

O presidente e o vice-presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), os cirurgiões-dentistas Luiz Evaristo Ricci Volpato e José de Figueiredo Loureiro Júnior, respectivamente, participaram de reunião com a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, sobre a situação da Odontologia em Cuiabá.   

Durante o encontro, Volpato colocou o Conselho à disposição para trabalhar em sintonia com a Secretaria Municipal em prol das questões relativas à saúde dos cidadãos – uma vez que o atendimento odontológico do SUS (Sistema Único de Saúde) é feito principalmente pelas unidades municipais. “Estamos sempre promovendo capacitações para os profissionais da área da Odontologia e queremos que os servidores do município participem também”, convidou. 

Elizeth aproveitou o encontro para tirar dúvidas sobre a regulamentação da profissão, pois pretende informatizar o atendimento para ter condições de mensurar o trabalho dos profissionais. “Queremos otimizar o tempo desses profissionais. Por isso, preciso saber da regulamentação para não fazer nada em discordância com a legislação da profissão”, ressaltou. 

A secretária ainda perguntou se existe uma escola para auxiliares de saúde bucal, porque estes profissionais estão em falta nas clínicas do município. Conforme explicou o vice-presidente do CRO-MT, existem em Cuiabá cursos de qualificação e formação técnica na área da saúde bucal. “Inclusive, a aprovação da Lei nº 11.889/2008 regulamentou o exercício das profissões de Técnicos em Saúde Bucal (TSBs) e Auxiliares em Saúde Bucal (ASBs), que também requerem inscrição no Conselho”, esclarece. 

ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA – Outros temas abordados na ocasião foram em relação à questão da acessibilidade nos consultórios e da segurança nas clínicas odontológicas. Elizeth disse que já está agendada uma série de reformas e que neste momento estão fazendo levantamento das unidades. Enquanto que, sobre a segurança nas clínicas, a secretária informou que já pediu um orçamento para jornada voluntária da Polícia Militar (PM). 

“A jornada voluntária com a PM é a solução mais viável para garantir a segurança nas clínicas. Pretendemos priorizar as clínicas que atendem no terceiro turno”, comentou. 

Ao final da reunião, o presidente do CRO-MT reiterou o convite para secretária participar da solenidade de posse do Conselho, que acontecerá no dia 13 de julho. 

 

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa CRO-MT

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp