Presidentes do CRO-MT se encontram em Cuiabá

06 de junho de 2017

Presidentes do CRO-MT se encontram em Cuiabá

Presidentes do CRO-MT se encontram em Cuiabá

Parte da história do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso se encontrou essa semana, em Cuiabá. O presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Volpato, se reuniu com o primeiro presidente do Conselho, Moisés Martins.
 
Cirurgião-dentista, poeta, escritor, músico e pesquisador, Moisés Martins participou ativamente da criação do Conselho no Estado e assina ficha nº 2 do CRO. A primeira pertencia a João Bastos Cuiabano. 

Moisés lembra, com o rigor de quem é pesquisador, da reunião, realizada em Goiânia (GO) que foi o embrião do Conselho Regional, em 1967. 

“Newton Bueno Bruzzi, que estava fazendo o chamamento para organizar os conselhos regionais, telefonou avisando que no dia seguinte haveria uma reunião em Goiânia, para tratar da criação dos conselhos. Peguei meu fusca – novinho – e fui! Cheguei lá sem o retrovisor”, conta aos risos. 

“Achavam que Campo Grande, por ser a final da (rodovia) Noroeste do Brasil, era mais desenvolvida até então e eles queriam que o CRO fosse instalado lá de qualquer maneira. Nós não deixamos! Mesmo porque, a lei estava a nosso favor”. A Lei 4324/64, lembra Martins, que instituía os Conselhos Federal e os estaduais era muito clara. “Os conselhos estaduais deveriam existir nas capitais e Campo Grande não era a capital de Mato Grosso (na época, uno)”, destaca ele, lembrando que mesmo havendo lá uma escola de Odontologia e em Cuiabá não, o que foi um fator de pressão, a lei não deixava brechas. No entanto, alguns anos depois o CRO-MT acabando indo se instalar lá, retornando sua sede à capital mato-grossense somente em 1974, após a divisão do Estado. 

“Com a divisão do Estado, Campo Grande ganhou status de capital. Mas eles foram obrigados a nos devolver o Conselho e formar um novo lá”, relembra.  

“Se hoje é possível termos esse Conselho é porque houve todo um trabalho anterior. Temos que reconhecer e reverenciar tudo o que foi feito pelos profissionais que nos antecederam. Com o aniversário de 50 anos do Conselho, temos a oportunidade de lembrar e homenagear todas essas pessoas”, afirmou Luiz Evaristo Volpato. 

 “Nos sentimos altamente honrados em receber o doutor Evaristo aqui na nossa casa. Essa é a primeira vez que um presidente do CRO nos procura para conhecer a história da criação do Conselho, vivenciado intensamente pelo Moisés”, destacou Maria Capistrano Martins, esposa do primeiro presidente do CRO-MT. 

A medida que contava a história de criação e os primeiros anos do CRO-MT, Moises Martins conta que sonhou com a descentralização do Conselho e o trabalho desenvolvido nos últimos anos, focado nisso, foi motivo de elogios. 

E foi assim, durante toda uma tarde, que os dois presidentes relembraram histórias e falaram sobre os avanços da categoria e também sobre o que está por vir. Volpato apresentou o planejamento das ações, festividades, eventos e lançamentos que marcarão o Jubileu do CRO-MT, comemorado esse ano. Moisés Martins aprovou as propostas  que, por enquanto, ainda não serão divulgadas e se prontificou a participar ativamente do processo. O primeiro convite - para participar de um encontro com todos os ex-presidentes, já foi aceito. “Estarei lá com o maior orgulho. Para projetar o futuro, precisamos rever e preservar nosso passado”, disse emocionado Moisés Martins.  

 

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa CRO-MT

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp