INSTITUCIONAL

Carta do Presidente

OS DESAFIOS NOS MOVEM E AS VITÓRIAS NOS ESPERAM 

Estamos encerrando o primeiro trimestre de 2019 e já podemos dizer que este é um ano de vitórias. Obtivemos conquistas há muito esperadas que resultam do reconhecimento do trabalho feito nos últimos anos e da nossa dedica-ção ao Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). 

Tornei-me presidente desta autarquia em dezembro de 2018, por ocasião da eleição do cirurgião-dentista e ex-presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Volpato, para a diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) na função de tesoureiro. Evaristo é o primeiro profissional de Mato Grosso a ocupar este cargo. Isto, por si só, já é uma vitória, pois nos coloca em uma relação de proximidade com a representação Federal nunca antes vivida. 

Nesses meses em que estou à frente do CRO-MT, construímos diversas articulações e parcerias e fortalecemos tantas outras já existentes. Otimizamos o funcionamento de nossa sede, qualificamos nossa equipe técnica e garantimos a entrega de serviços de qualidade aos nossos inscritos e aos cidadãos em geral. 

Mas participei desses processos desde muito antes, quando ainda era presidente da Comissão de Ética e estava à frente do CRO Itinerante. Sempre trabalhamos para prestar um melhor serviço e nos aproximar cada vez mais de nossas bases, ouvir suas demandas, discutir propostas e buscar avanços que atendessem às suas necessidades. 

Trabalhamos também desde o início dessa gestão para fortalecer a imagem do CRO-MT perante a representação nacional e garantir que nossas demandas fossem consideradas. Nesse sentido, tivemos a felicidade de ter respondidas nossas solicitações em relação à modernização do Código de Ética Odontológica. 

Creio que o entendimento necessário para construir as propostas e alcançar um resultado positivo só foi possível por conta do incansável e sempre correto trabalho da Comissão de Ética do CRO-MT que sempre fez valer o Código de Ética ao mesmo tempo em que buscava alternativas e soluções para as principais infrações registradas, considerando também o caráter informativo e educativo do órgão. Por fim, dando continuidade ao trabalho iniciado por esta gestão ainda em 2017, e buscando sempre o aprimoramento de nossas ações, fortalecemos também a fiscalização ao exercício ilegal da odontologia e as campanhas informativas para o público interno e externo, pois dependemos das denúncias de todos os profissionais e cidadãos conscientes para coibir esta prática e evitar que esses casos continuem acontecendo.

Com a proximidade do fim desta gestão, temos a honra de apresentar um balanço com ações concretas, muitas vitórias, números positivos e diversos indicativos de caminhos que podem ser trilhados com confiança para a melhoria do ambiente profissional para toda a categoria.

Com orgulho afirmamos que estamos plenamente satisfeitos com o trabalho desempenhado até aqui, mesmo ciente de nossas limitações. Ainda há muito o que fazer e faremos o possível até o último minuto desta gestão – seguindo sempre firmes e de olho nos próximos desafios. Afinal, são os desafios que nos movem, pois mais vitórias nos esperam.

Sandro Stefanini

Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso - CRO-MT